terça-feira, 26 de maio de 2009

Um erudito armazena informações para si e um sábio age de acordo com as concepções adquiridas pela informação.

Como viver em um mundo onde não se sabe qual caminho seguir? Isto pode ser analisado quando há a sua retirada do lugar de origem para caminhar pela rua e tentar retornar por outro caminho e acabar perdendo-se em meio à situações diversas. Falando nisso, por que situações diferentes nos remetem ao medo do "desconhecido" ? Será porque se visa somente um único método de lidar com os desafios? Por que não vale a pena buscarmos a solução de outras maneiras, contribuindo para um mundo melhor, ao invés de "olharmos somente para o nosso próprio umbigo" ? Será por falta de uma "Ideologia" ? Assim como a composição da música "Ideologia" de Cazuza e Frejat: "Ideologia eu quero uma para viver", nos revela o quanto a sociedade está extraviada de sua função social, acarretando em uma desordem da mesma. As mulheres atualmente são um exemplo considerável de dispersão da função social. Elas trabalham fora, educam seus filhos, zelam pelas suas casas e ainda têm a sua relação conjugal, a qual deve sempre estar em harmonia para não decompor a sua família, para que, assim, seja possível oferecer aos filhos uma educação em conjunto e não uma educação que atualmente se intitula de "EDUCAÇÃO DA FAMÍLIA MODERNA", a qual nada mais é do que uma educação fragmentada. Os problemas sociais existem para aqueles que se preocupam e não para aqueles que simplesmente se acomodam com as informações que são emitidas pelos meios de comunicação. Na África do Sul, estima-se que 11% da população viva com a AIDS ( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) porém, o que você faz diante deste fato?Em 2003 houve a explosão da aeronave espacial Columbia, primeira explosão do ano seguida da explosão da foguete Ariane-5. Estima-se que a destruição do Ariane-5 acarretou um prejuízo de 600 milhões de dólares aos cofres europeus. O governo americano afirma que não interromperá os investimentos na NASA (National Aeronautics and Space Administration) para pesquisas aeroespaciais que extrapolam o campo científico, devido à NASA ser uma instituição de poder. Agora fica aqui a pergunta: O que poderia ser feito com o valor deste prejuízo para ajudar a população sul-africana? Bom, parece que as pesquisas científicas com um futuro não muito certo são mais importantes do que as pessoas que morrem no continente africano, por uma doença que pode ser controlada. Porque não cuidar da saúde, do social e da educação do nosso planeta para que depois disso possamos explorar terras que não façam parte da nossa sobrevivência, pelo menos por enquanto? Deixo a reflexão à todos os acadêmicos e graduados através de mais um trecho da música "Ideologia" de Cazuza e Frejat: "[...]pois aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo agora assiste tudo em cima do muro, em cima do muro[...]"
"Desenvolver o senso-crítico nos remete a desvincularmos do senso-comum"
Jhonathan dos Santos
Revisão: Daivid Nelson Muniz

Um comentário:

  1. "Pois aquele garoto que queria mudar o mundo"...hoje está muito mais preocupado em cuidar da sua carreira e ter dinheiro para ter tudo o que quer...pois é...esse é o retrato da nossa juventude....
    Ainda bem, que existem pessoas se desligando do senso-comum...(espero que possamos lutar, além de criticá-los com nossos textos...)
    ótimo post meu trombadinha preferido!
    Agora vc jah tem o link do meu blog! =D
    bjok
    Aninha

    ResponderExcluir